![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjEFUi9Y0vY6dXBT9uSBmHEqb0kS7-LGA9UzCqjiBNfj5MZpRrQFvEmx-Qqoil8APJ8898jCnHzJZZKdb6BS0718n4pSXDqXpW1aMm77bsIgMlCE8C7s6-ihcc2_sXdCR_2db8vPtIt5mw9/s400/1710.jpg)
A moda é fundamental, uma vez que é canal de conscientização e tem puxado a bandeira do apelo ecológico. Ao se vestir a pessoa constrói uma identidade e mostra o seu engajamento.
A Pistache & Banana, confecção infantil, é um bom exemplo. Há um ano no mercado e sediada no interior de São Paulo, a empresa utiliza apenas algodão orgânico, tecnologia de reciclagem de garrafas PET para camisetas e corantes naturais como urucum e mate. Segundo Juliana Páffaro , diretora geral e idealizadora da marca eles compram algodão orgânico, ainda na semente, em parceria com duas outras confecções francesas, tingem, tecem e confeccionam reduzindo a taxa de lucro, o que faz suas roupas ter preço competitivo, produzindo aproximadamente 10 mil peças por mês.
Outra marca que nasceu com o compromisso ecologicamente correto é a King55, de jeans. Com cinco anos de mercado, o beneficiamento do denim é feito com lixas e escovas; a maior parte da água da lavagem vem de captação pluvial da lavanderia e após isso é redirecionada a reservatórios para abastecer banheiros. O produto mais utilizado para desgastar o tecido é uma enzima proveniente da mandioca e biodegradável. “Até os móveis de nossas três lojas são reciclados”,explica Amauri Caliman, proprietário da empresa.
A mineira Vide Bula, especializada em jeanswear, desenvolveu nessa última coleção um tipo de lavagem que economiza 90% de água. Contudo, temos que tomar providências em relação à água do nosso planeta !!! ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário